Viagem

LX Factory – Lisboa moderna

Que Lisboa é linda, todo mundo sabe! Que Lisboa tem arquitetura antiga, lugar comum! Que Lisboa é tradicional, também é de conhecimento público! Mas o que pouca gente sabe é que a capital das tascas, bolinhos de bacalhau e pastéis de nata, e um dos melhores destinos da Europa, pode ser pra lá de moderna e contemporânea! Cool mesmo!!!

Em nossa última viagem a capital portuguesa, tivemos oportunidade de conhecer o incrível LX Factory, uma antiga fábrica hoje transformada em lojas, cafés, estúdios, restaurantes e local dos descolados e hipsters lisboetas. Atualmente, o LX é considerado um epicentro cultural de vanguarda de Lisboa! Um verdadeiro caldeirão de tendências! Mas não se engane em achar que vai encontrar arquitetura condizente à essa modernidade, não! Toda a antiga estrutura foi preservada e poucas intervenções de construção foram feitas, o que na minha modesta opinião, é o que mais dá charme ao lugar! E o passeio é tão bom, que voltamos duas vezes.

 

Entenda o LX Factory:

É definitivamente um espaço carregado de história, um passado industrial com origem ainda no século XIX. O primeiro dono foi a Companhia de Fiação Lisboeta, fábrica de tecidos e fiação de algodão, Santo Amaro. Junto à fábrica também foi construída uma vila operária que servia de residência aos trabalhadores e suas famílias. Com a falência da Cia de Fiação, o espaço passou para a Companhia Industrial de Portugal e Colônias e mais tarde, para a Gráfica Mirandela.

 

Em 2008, a empresa Mainside, do ramo imobiliário, comprou o lugar e assim nasceu o conceito da LX Factory, atividades artísticas e de vanguarda. E hoje está no topo das melhores revitalizações de fábricas do mundo!

São 23 mil metros quadrados dedicados à arte, design, gastronomia e música. Como já mencionei acima, têm ótimos restaurantes e bares, além de lojas, exposições, estúdio de tatoo, salas de scape game, escritórios, um hostel todo moderninho, a ótima livraria “Ler Devagar” e um rooftop concorridíssimo por conta de uma vista maravilhosa do Tejo! O LX fica no super antigo bairro de Alcântara, quase embaixo da ponte 25 de Abril.

Essa é uma linda instalação feita pelo escritório de arte americano HDL chamada Migration

No primeiro dia que fomos ao LX comemos uma deliciosa pizza no restaurante A Mesa, que para nossa boa surpresa o nome já antecipava praticamente uma única e imensa mesa no estabelecimento!! Decoração retrô e pizza aprovadas!!

Depois do almoço, hora de flanar e conhecer tudo, entrar em todos os lugares bacanas e tomar um cafezinho! Atente para essa pia de banheiro…

 

 

A linda livraria Ler Devagar, além de livros, um bom café!

O rooftop do restaurante Rio Maravilha é disputadíssimo! Infelizmente o sol ainda estava acanhado quando subimos!

A loja de sardinhas e conservas Comur (a fábrica foi inaugurada em 1942 em Aveiro), dois andares dos mais variados peixes em azeite. Também é possível encontrar essa loja na Baixa! As latas custam a partir de 5 euros, preço de janeiro de 2019. Taí uma boa lembrança de Lisboa para os amigos!!

No segundo dia que fomos, além de caminhar muito, almoçamos em um pequeno bistrô dentro de uma ótica! Sim! Coisas de lugares modernos… Mas o pequeno restaurante era uma gracinha, comida gostosa, dois pratos do dia e com ótimo atendimento. Comi um risoto que não deu tempo de fotografar… e meu marido foi de típico bacalhau. O lugar se chama M.Oculista.LX.

A lateral do Hostel The Dorm: lindo!!!

Não deixe de conhecer o LX quando estiver em Lisboa! Passeie por lá sem pressa e não deixe de olhar os grafites espalhados por todos os antigos armazéns!

Você chega no LX Factory pelo elétrico 15. Descer no Calvário na rua Alcântara. A entrada do LX fica ao lado, na rua Rodrigues de Faria, 103. Para quem vai de carro, tem estacionamento pago à esquerda da entrada, no fim da rua.

Sempre aberto!
E que tal depois de passear no LX Factory, você ir ao Zoo de Lisboa? É um dos melhores zoológicos que já fomos na vida!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s