Viagem

Museu de Belas Artes de Santiago do Chile

O Museu de Belas Artes de Santiago é considerado uma das mais importantes instituições culturais do Chile e um dos mais antigos museus de arte da América Latina. Ele foi fundado em 1880 e está encravado no meio do belíssimo Parque Florestal no centro da capital chilena.

O projeto do prédio, monumento nacional desde 1976, em estilo neoclássico e detalhes em art nouveau do arquiteto franco-chileno Emile Jéquier, é um espetáculo à parte e lembra um pouco o Petit Palais de Paris. O museu é muito bonito e vale a pena fazer uma visita. Mesmo que você não seja um grande apreciador de arte, como a entrada é gratuita, quem sabe tomar um café e apreciar a arquitetura seja uma boa ideia? Pense nisso e ponha o MNBA no seu roteiro.

Abaixo o lindo Parque Florestal onde fica o Museu,  inclusive tem uma escultura do grande artista colombiano Fernando Botero.

O patrimônio do Museu conta com mais de 3 mil peças adquiridas por compra, doações e premiações em Salões oficiais. É possível encontrar pinturas e esculturas chilenas do período colonial ao contemporâneo. Destacam-se coleções de pinturas italianas, espanholas e flamengas, fotografias e desenhos. Também mantém uma importantíssima biblioteca de arte com mais de 100 mil volumes.

Depois da ditadura e alguns terremotos, o Museu de Belas Artes foi obrigado a passar por reformas e hoje encontra-se em pleno funcionamento com exposições fixas de seu acervo e outras temporárias, além de programas educativos, cursos, ateliês e café. O MNBA fica na José Miguel de la Barra, 650 ( Parque Forestal), e está aberto de terças a domingos, das 10h às 18h45, com entrada gratuita, como já mencionei. A biblioteca funciona de terças a sextas, das 10h às 13h30 e das 15h às 17h45, também com acesso gratuito, mas fechada nos meses de fevereiro.

Dica do Baú: Vá de metrô ao Museu e não perca de conhecer a linda estação Bellas Artes de Santiago!

Agora, fique com vários “motivos” para visitar o MNBA:

 

Dica do Baú 2: Em Santiago tem a ótima rede de restaurantes Vapiano em dois endereços. Tivemos oportunidade de ir aos dois. Comida e ambiente muito bons! Recomendo principalmente para quem estiver com crianças. Olhem que graça essa pizza que fizeram para minha Martina!

 

Ficou curioso para saber mais sobre Fernando Botero? No blog Viajante em Série tem post super completo sobre várias cidades colombianas e mais esculturas do artista… clique aqui!

 

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s