Crônica

TPM

Mensalmente quase todas as mulheres que menstruam sofrem de tensão pré-menstrual ou sob o ponto de vista masculino “tenha pena de mim”. O fato é que esse período causa. Sem dúvidas causa! Causa loucuras, sentimentos e emoções radicais em quem tem a malfadada tensão e em quem convive com quem sofre da própria. Trocando em miúdos ou resumindo a ópera em bom português através de sigla: TPM! Ou pode ser chamada de “tudo pode mudar”! A qualquer momento.

A vida corre bem. Tá tudo tranquilo e sereno. O mês passando rotineiramente dia após dia. Então, de repente percebe-se um choro fácil. Aquele comercial de bandeide te causa uma pena sem fim da criança machucada. Escorre uma lágrima pelo rosto. Meu Deus, por que as crianças sofrem? As crianças da África estão pagando um preço muito alto pelos anos de guerra civil! Não é nada justo um tufão assolar toda a população das Filipinas! A crise dos refugiados dói fisicamente na sua alma! De uma hora para outra todos os problemas infantis surgem na sua cabeça embalados pela trilha do REM. Você pensa em tornar-se a Angelina Joli e trabalhar na Unicef. Ou quem sabe procurar o Didi Mocó e contribuir no Criança Esperança . Buáááááá!

Pronto! Aqueles dias chegaram! E vai rolar a bola de neve. Porque festa mesmo, nem pensar, nem se a própria Ivete Sangalo em carne e osso, vier cantar na garagem! A avalanche está prestes a acontecer e quem está por perto, segure-se! Normalmente não sobra nada, ou para falar a verdade, sobra pra todo mundo!

A boazinha fazendo a Madre Tereza de Calcutá com pena do mundo rapidamente se transforma. Essa personagem sai de cena aqui. O chororô some e vem uma imensa onda de irritação. Mas por que diabos tiraram a escova de cabelos do banheiro? Quem foi o infeliz que deixou essas marcas de dedo na mesa de vidro? Não pode abrir a geladeira 746 vezes ao minuto!! Tudo vira motivo para esbravejar e vociferar. Afinal, os nervos não estão à flor da pele, estão expostos!

E a transmutação genética continua. Tipo um Hulk feminino (e rosa pink, vai! Porque aquele verde catarro ninguém merece…). No segundo dia de TPM um instinto assassino sai de dentro e a psicopata que mora em mim finalmente aparece. O satanás de saias. Ódio do mundo, do carteiro ao – de novo, cachorro. Até o tom de voz muda: do açucarado doce melado ao limão azedo insuportável. Salve-se quem puder! Ainda não sei se é para rir ou chorar! Meu marido diria que com certeza é para chorar. De raiva e ódio de mim.

Mas a mulherada sofre, juro que sofremos! Não é fácil conviver com o diabo no corpo uma vez por mês. Nossa vida parece promoção de shopping, quatro dias de loucura, mas sem a parte boa. Ou seja, sem compras, só as contas. No final são tantas mancadas e tantos exageros, que venho a público através deste blog pedir desculpas à nação. E em particular à família. É só TPM, vai passar, juro, aguardem. Se quiserem chamar um exorcista já aviso que não vai adiantar.

E como dizem, depois da tempestade, no caso um tornado, vem a bonança e entre mortos e feridos, salvam-se todos. Ou quase. Sempre tem aquela camarada que termina a história capenga. De resto, voltamos, de uma hora para outra, como boas neuróticas que somos, a ser a fofura em pessoa! Meigas e ternas! E bora tocar a vida como se nada tivesse acontecido. Fazer cara de paisagem neste caso ajuda bastante.

Agora, cá entre nós, que ninguém nos ouça (ou leia), Deus é muito esquisito. Nos deu o dom da maternidade, o privilégio do milagre da vida, mas em contrapartida concedeu um surto mensal!! Somos muito doidas mesmo. Quanta ambiguidade! E depois ainda queremos ser compreendidas pelos homens. Quem entende essa maluquice toda? Missão impossível. Ah, só para você ir se preparando,  mês que vem tem mais.

2 comentários

  1. Amiga Dani… escrevo-te essas linhas para te lembrar que é possível não menstruar – como dever saber….rsrsrsrs Fiz essa opção e fiquei livre por vinte anos sem qualquer sequela… foi uma santa escolha… meus amigos e familiares agradeceram com certeza…bjs _ tipo cartinha sentimental rsrsrsrs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s