Viagem

Sul da França: Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é uma cidade encantadora e charmosa, aliás como todo o Sul da França.  Foi fundada pelos romanos, como várias cidades da França, e no final do século 12, ela foi a capital da Provence. É um ótimo centro de artes e foi onde nasceu o artista Paul Cézanne. Aix fica distante 760 Km de Paris e é atendida pelo trem rápido francês, TGV, e os seguintes aeroportos: dois internacionais ( Marseille Provence e Nice Côte d’Azur) e três aeroportos nacionais (aeroporto de Avignon Caumont, aeroporto de Toulon-Hyères e aeroporto de Nîmes/Arles Camargue).  Atualmente conta com um pouco mais de 145 mil habitantes.

Mas esse não será um post-roteiro do tipo clássico… vou apenas te mostrar lindos lugares para, quem sabe,  despertar aquela vontade irresistível de viajar para Aix-en-Provence.

Começando abaixo com um pequeno vídeo da Oficina de Turismo da Cidade.

 

 

Estacionamos o carro na principal avenida de Aix – a elegante Cours Mirabeau, e apenas nos demos ao luxo de passear sem rumo. Flanar! Em nossa caminhada, vimos as lindas construções dos séculos 17 e 18 com portas esculpidas e sacadas de ferro batido, muitos restaurantes e cafés além das fontes. Como sabíamos que a cidade é conhecida pelas “mil fontes”, resolvemos ir atrás delas para fotografar. Na carta que publiquei em Memórias, aqui no blog, eu contei sobre minha experiência do almoço com um ramo de lavanda no prato. Leia aqui!

Agora, comece a contar as fontes… não achamos as mil, mas algumas!!

Praça do Hôtel de Ville, lembrando que na França se trata da Prefeitura!!

 

Paul Cézanne

Paul Cézanne, ilustre cidadão de Aix, foi um grande pintor contemporâneo de Van Gogh e Gauguin, dois artistas que também moraram na Provence. O atelier de Paul Cézanne é mantido exatamente como ele deixou desde seu falecimento em 1906. E é aberto à visitação. Aqui você encontra os horário e preços de entrada.

Em tempo: o artista, nascido em Aix-en-Provence em 1839, foi um pintor pós-impressionista francês, visto como a ponte que ligou o impressionismo – corrente do Século XIX, artisticamente mais técnica – e o cubismo, corrente mais vanguardista e inovadora surgida no Século XX. Em sua fase inicial de pintura, Cézanne se dedicou a temas de inspiração romântica. Em seguida passou a criar um estilo próprio e introduziu em sua obra, distorções formais e alterações de perspectivas para ressaltar o volume e peso dos objetos. Ele representou também paisagens e a natureza morta, figuras humanas e retratos. Entre os anos de 1874 e 1877, participou de exposições impressionistas. Foi criticado por um grupo de outros artistas e não foi escrito no salão Anual de Artes de Paris. Contrariado, o pintor voltou para Aix e raramente retornou a Paris.

   Paul Cézanne

  Monte Ste-Victoire, que inspirou Cézanne, fica 15km a leste.

   A famosa natureza morta do pintor.

 

Curiosidade: Cézanne também foi contemporâneo e amigo de infância do escritor Émile Zola, que se criou em Aix desde os três anos de idade. Em 1886, Cézanne rompeu sua amizade com Zola, após este usá-lo, em grande parte, como base para compor o personagem Claude Lantier, um artista sem sucesso, no livro L’Oevre. Cézanne considerou este ato como uma quebra de decoro e a amizade ficou irreparavelmente danificada. Em 2016, foi lançado o drama cinematográfico “Cezanne et moi”, uma das produções mais esperadas do cinema francês. O filme ambientado no século XIX com direção de Daniele Thompson, traz a história sobre a amizade e a posterior desavença entre o pintor e o escritor. A produção tem o ator Guillaume Canet como o intérprete de Paul Cézanne, e Guillaume Gallienne no papel de Émile Zola. “Cezanne et moi” começa em 1864 quando o pintor estava no início da carreira e segue ao longo dos 30 anos de amizade entre os dois, com todas as diferenças que culminaram no rompimento com a publicação do romance.

 

E por último e não menos importante, Aix-en-Provence é a capital dos Calissons. Docinhos maravilhosos feitos amêndoas, melão e açúcar! Tem receita aqui, caso você seja um master-chef!

Então, está convencido a marcar a passagem para Aix?

 

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s