Viagem

Porto de Galinhas – PE

Pelo menos uma vez por ano, normalmente no verão, viajamos para o Nordeste brasileiro. Praias lindas e, dependendo do lugar, ótima infraestrutura.  Quase sempre nosso destino é Porto de Galinhas, em Pernambuco. Realmente adoramos!

Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, a 50 km do Aeroporto Internacional de Recife, litoral sul do Estado pela Rodovia Atlântica, uma estrada de pista dupla e toda reformada. A fama que tem a praia acontece pela beleza natural: uma mistura de areias brancas, coqueirais, mangue, mar cristalino com temperatura em média de 28C e arrecifes de corais que formam imensas piscinas. Um paraíso caribenho no nosso quintal!

Porto de Galinhas tem uma Vila central com muitos restaurantes, lojas e feira de artesanato local- um lugar ótimo para passear no fim do dia, depois da praia. A Vila é animada e colorida, cheia de galinhas esculpidas nos coqueiros por uma artista plástico local chamado Carcará. Aliás, por falar em restaurantes, a gastronomia de Pernambuco é uma delícia e você pode atestar o que digo nesses dois, em especial: Beijupirá e Barcaxeira!

As delícias da culinária pernambucana!

E são tantas praias lindas em Porto, que numa primeira visita seria indicado explorar todas com um bom e dedicado bugueiro. Tenho certeza que você cairá de amores por uma delas e chamará de sua pelo resto da vida! E por falar em buggy, não esqueça de pegar um credenciado!! Fica a dica! Todos ficam estacionados na Vila, fácil de encontrar.

O destino tem atração para toda a família, para aqueles que querem fazer muitas coisas e para a aqueles que, como eu, não querem fazer nada, além de descansar curtindo o paraíso. Destaco para quem vai pela primeira vez,  o passeio de jangada até as piscinas naturais para mergulhar e observar os lindos peixinhos coloridos. São apenas cinco minutos de distância da costa, num passeio muito tranquilo. Mas se você não gostar do meio de transporte rústico e típico, digamos assim, tem muitos peixes em volta de seus pés por ali mesmo na beira-mar, onde as vovós (e eu) tomam banho.

Imperdível na minha opinião, principalmente para quem está com crianças, é o passeio até o berçário de cavalos-marinhos no Pontal de Maracaípe. De novo um passeio de jangada, mas que leva às áreas do mangue até a zona de preservação desses animais, que hoje é um dos símbolos de Porto de Galinhas. Jangadeiros devidamente treinados, mergulham e trazem o bichinho para conhecermos. Em Serrambi, praia próxima de Porto, existe o Projeto Hippocampus de proteção da espécie, com exposição de aquários com cavalos-marinhos encontrados na região.

Raio X das praias:

Muro Alto – praia paradisíaca, que mais parece uma imensa piscina por causa dos arrecifes e onde está a maioria dos resorts e hotéis.

Maracaípe – praia da galera do surf, ou seja, praia de ondas, também tem algumas boas pousadas.

Praia da Vila – saída das jangadas para as piscinas naturais, praia linda e mansa, mas precisa disputar lugar na areia com muita gente, além de todos os ambulantes do nordeste, quiçá do planeta Terra.

Praia do Cupe – ondas fortes e mar violento.

Pontal de Maracaípe – saída das jangadas para o passeio pelo manguezal até o cavalo-marinho.

 

Curiosidade:

Por que chama Porto de Galinhas? Em 1850 era proibido o comércio de escravos no Brasil, mas para burlar a lei, os navios atracavam na praia com os porões cheios de homens escravizados cobertos com caixas de galinhas d’Angola. A senha da tripulação para informar os traficantes escravocratas era “tem galinha nova no porto”. E assim surgiu Porto de Galinhas!

 

E onde ficar? Porto de Galinhas conta com uma enorme opção de hotéis, de resorts a pousadas, tem para todos os bolsos! Normalmente, reservo pelo Booking.

Porto de Galinhas é minha eleita, mas o nordeste brasileiro é uma pérola. Minha amiga baiana Suzy Freitas, do blog  Viajante em Série, tem uma proposta sensacional de viajar de carro, percorrendo várias jóias desse paraíso na Terra. Tem dicas preciosas de lugares que só quem é da região sabe! Clica aqui e comece a planejar suas próximas férias!

6 comentários

  1. As fotos estão belíssimas! Também adoro Porto de Galinhas, um lugar lindo que conheci há muitos anos numa viagem de um dia, quando estava em Maceió, mas retornei para uma escapada de cinco dias e pude curtir a região como se deve. Muito obrigada por citar meu blog. O Nordeste todo merece atenção de todos os viajantes. Bom demais!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s