Memórias

Cartas – batendo perna em Lyon

Lyon, 19 de outubro de 2004.

Oi mãe querida!

Se tudo deu certo, a essa hora tu já viste as novas fotos, não é? Ontem não entendi como tu entraste no e-mail e não viste que eu tinha escrito duas vezes e mandei mais fotos. Mas tudo bem, depois viste tudo, né?

Quando escreveste falando das fotos, tu mandaste o e-mail para o Renato, que depois me repassou e eu li. Só que aconteceu um pequeno probleminha com minha aluna de informática e nós estamos rindo até agora. É que tu deve ter clicado em “responder a todos” ao invés de “responder ao remetente” e acabaste mandando aquela mensagem para a Sabrina, o Gordo, o pai e a Vera. Tô rindo muito, porque a mensagem diz que tu te mijou!!!!! Hahahaha! Se tu me visse agora tô dando gargalhada! Cuida, senão vou ter que te reprovar no vestiba de informática!!! Tava Sissi, né? Tem que enviar só para o meu endereço ou então para “responder ao remetente”.

Ai mãe, todos os dias quando chego da rua, a primeira coisa que penso em fazer, é te ligar. Minha vontade é de ligar todos os dias para contar, e não escrever, sobre meu dia e todas as coisas que vejo. Mas infelizmente, não dá. Mas tudo bem, não é? Não precisamos nos acostumar com isso, pois é temporário. Quando voltarmos eu te encho o saco de tanto ligar. E eu encho mesmo, né?!!

Hoje deu uma esquentada (para os termômetros daqui) e choveu o dia inteiro. Sai para ir ao Museu de Belas Artes, mas escolhi justamente o dia em que fecha. Então resolvi sair caminhando sem rumo. Aliás, fazer isso aqui é uma delícia porque se acha cada canto, cada rua, cada lojinha ou igreja, que é o máximo. Depois atravessei para a Velha Lyon e dei uma super caminhada por lá. Tirei muitas fotos.

Caminhando lá, fiz minha primeira compra. Parei se querer numa pequena loja (acho que quase todas as lojas de lá são pequenas) de quadros e cartões e fiquei admirando a vitrine, porque tinha uma pequena maleta do Pequeno Príncipe linda, de chamar atenção e logo vi que tinha também um calendário de 2005, como aquele grande que o Renato comprou para o espanhol, tudo muito delicado com aquele desenho típico dele. Fiquei com vontade de comprar o calendário para fazer quadro (que mania eu tenho de quadros, né), mas achei caro, eram 14 euros, 49 reais. Quase fui embora, quando expiando melhor a loja por dentro, vi que tinham mais coisas do Pequeno Príncipe, daí entrei. Achei uns cartões lindos com ele, a raposa, estrelinha por 0,95 c de euro (tá, a burra sabe que sai mais de 3 reais, mas não resisti). Pensei que quando tivermos um menino posso decorar o quarto com o Pequeno Príncipe, o que achas? Os cartões são uns com fundo branco e outros com azul marinho e todos tem aquelas frases famosas escritas em francês, claro. Lá dentro da loja também tinham agendinhas de telefone (lindinhas) por 7,50 E, calendário de mesa, também 7,50 E e mais um monte de outras maletas e outras coisas.

Quando saí dalí, botei reparo e vi que tem um monte de coisas aqui do Pequeno Príncipe, porque é a terra do Saint Exuperry.  Amanhã, até vou onde fica a estátua dele com o Pequeno Príncipe, vou tirar fotos e depois mando. Pensei que um bom presente de lembrança paras pessoas, seria um cartão desses com uma foto o que acha? Será que fica legal? É que não poderemos levar presente pra todos e eu pensei que seria algo típico daqui e mais uma foto. É um presente bobo?

Sabe uma coisa que tem aqui que eu adoro? Aquelas lembranças de viagem dos potinhos com uma água dentro que a gente balança e fica “nevando” lá dentro. Eu acho um barato! Tem de Lyon, tem do Pequeno Príncipe (esse é mais caro), tem de tudo. Vou levar um desses.

Lá em Vieux Lyon comi um crepe de chocolate na rua, me senti a própria francesa!!! Disse pro cara que não falava francês e perguntei “parle vou espanhól?”

Ele disse que mais ou menos e ficou dizendo “Viva a Espanha”, acho que para me deixar feliz. Só que eu fui obrigada a dizer “Je sui bresiliene”, aí ele disse “Rio de janeiro? Capacabéna??” E ficou cantando “Copa, Copacabéna….” E eu, “não, de sud de Brésil” e ele: Bahia? ATÁ!!!!!! Aí eu deixei assim e sai comendo o meu crepe!!  Hahahahaha!

Depois voltei para o nosso lado e me animei e entrei, finalmente, na Printemps. Mãe, é uma loucura!!!! Também é tipo a Ripley, tem todas as griffes lá dentro. Enorme, aqui do lado! Fui direto na bolsa que te disse que iria levar pra mim e pra ti. Bem, iria no passado mesmo, pois sabe quanto ela custa? 290 euros!!!!!! Sabe quanto é isso? 1015 reais. Mas tua filha tem bom gosto, né? Mas tem outras lindas por 25 e 30 euros. Depois vou descrever para tu me dizeres qual tu queres. A calça Diesel que tem lá também, custa 144 euros, 504 reais. E por aí vai. Mas achei um balaio da Spirit de camisetas por 11 euros, 38,50 reais (essa talvez eu me atire qualquer hora) tem um andar de moda jovem, um andar de moda senhora, um andar masculino, criança, casa e acessórios. Para ter uma idéia, só a parte de mantas, lenços, cachecóis é uma loja do tamanho da tua sala inteira, nunca vi coisa igual, maravilhosa. Ah! Vi umas moedeiras lindas também entre 6 e 9 euros.

Depois fui pro super e voltei morta de tanto caminhar. Ah! E pisei na merda também. Porque esse povo que ama cachorro não limpa as merdas deles e hoje chovendo tu já viste né? Tinha bosta mole pra todos os lados.

Jantamos em outro italiano e já estou menos enfastiada. Parei de me atirar em entrada e sobremesa, só e direto, prato principal.

Consegui entrar no messenger e já falei com o Lucas hoje. Quem sabe dá para por aí, hein?

Milhões de beijos. Muuuitas saudades! Te amo muuito!

Dani

Caminhando sem rumo por Vieux Lyon:

 

 

 

 

 

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s