Baú do Colaborador

Especial Blogueiros: Coisas na Mala

Um amor em tons de verde, azul e amarelo: Brasil!

Por Jennifer Vargas, Luana Paixão e Nayme Bizaio.

Certa vez um amigo gaúcho, recém chegado a São Paulo, me perguntou sobre o Masp, ele queria saber como funcionavam as exposições, se valia à pena, o que esperar. O problema é que eu nunca havia tido nenhum tipo de contato real com o museu, além de fotos externas e passeios nos arredores, na Avenida Paulista. Surpreso com a minha resposta, ele brincou: “Conheço mais a sua cidade em seis meses, do que você em uma vida inteira”.

A provocação me rendeu uma reflexão incômoda por semanas e percebi que eu já tinha ido (e planejava ir) a muitos lugares, mas que quase sempre tratavam-se de destinos distantes, fora da capital, ou então que demandavam muita grana e planejamento: Estados Unidos, Itália, Espanha, Nova Zelândia, Austrália…

Comecei a conversar sobre o assunto com outros conhecidos e vi que aquilo era regra, quase ninguém cogitava viajar pelo país. “Imagina! Que perda de tempo”, diziam. “Com esse valor gasto aqui, você pode ir para o exterior”, repetido à exaustão. Faço ideia quantos de vocês também já não ouviram o mesmo discurso.

Não é problema sonhar em ir para fora, pelo contrário, a experiência de estar em contato frequente com culturas completamente diferentes da nossa, é enriquecedora, mas comecei a me perguntar por que não temos a mesma vontade de conhecer a fundo nossas próprias raízes? Por que negligenciamos, sem perceber, a nossa própria história?

A pulguinha atrás da orelha me perseguiu por anos, até que um dia em uma conversa informal e fotos incríveis postadas no Instagram, me juntaram à outras duas almas inquietas: Lua, que é turismóloga; e Nayme, jornalista como eu. Ambas apaixonadas por viajar. Foi o que bastou para transformarmos nossas afinidades em um blog, o Coisas na Mala, uma forma de suprir um pouquinho nosso desejo de estar sempre na estrada e conhecer mais sobre esse Brasilzão velho de guerra.

Nosso projeto, como todos os amigos viajantes, é de conseguir passar uma boa temporada só viajando pelo país, conhecendo pessoas e compartilhando suas histórias pelo caminho. Tem coisa mais deliciosa do que isso? Chegar em um lugar vazia e sair carregada de novas ideias e sentimentos. São coisas que só as viagens nos proporcionam.

É descobrir que existe uma comunidade pomerana no interior do Espírito Santo; é conhecer um senhor tão apaixonado por Ilha Grande que investe seu próprio dinheiro em um jornal local; é fazer trabalho voluntário em troca de hospedagem gratuita no Recife e não querer mais voltar; é enfrentar o medo de fazer a primeira viagem sozinha e amar!

A cada relato, post ou texto que lemos de outra pessoa, automaticamente nos teletransportamos para aquele momento, porque viajar também é compartilhar. E foi assim que nós percebemos que fomos nos encaixando perfeitamente, aos pouquinhos, como se a experiência de uma complementasse a vivência da outra. Sempre fazendo muitos planos, com uma mala na mão e o mapa na outra. Afinal, é como a gente fala: do que valem os sonhos se nunca estivermos realmente dispostos a assumir os riscos para realizá-los?

Tem muito mais em http://www.coisasnamala.com.br e no Instagram @coisasnamala têm fotos maravilhosas e dicas preciosas!

Jenni curtindo o paraíso! Em Arraial do Cabo.

 

Jenni em Vila Velha.

 

Jenni contemplando a paisagem em Vila Velha.

 

Jenni no Cristo Redentor.

 

Luana aventureira em Campos do Jordão!

 

Luana em Milho Verde, Minas Gerais.

 

Luana linda em Olinda!

 

Luana nas águas de Porto de Galinhas.

 

Luana em Recife.

 

Nayme no Pico do Lopo, Minas Gerais.

 

Nayme em São Tome, Véu de Noiva.

 

Nayme curtindo a praia de Ubatuba.

Essas três garotas aventureiras tem muito mais para contar, tem fotos incríveis e histórias imperdíveis! Corre para ler sobre nosso imenso País em Coisas na Mala! Valeu meninas, o Baú de Família super agradece!!

3 comentários

  1. Antes de fazer minha primeira viagem ao exterior, já tinha visitado 18 estados brasileiros! Ainda falta muito, pois, a cada dia no IG descubro lugares novos! Adorei a proposta dessas três moças que de tantas andanças pelo nosso Brasil devem viver sempre cheias de coisas na mala!!! Parabéns por mais essa parceria super especial Dani! Beijos.

    Curtir

  2. Que belo relato meninas! Adoro viajar pelo Brasil, sempre sou surpreendida pela história e pela riqueza dos lugares, sem contar o povo maravilhoso que temos a oportunidade de conhecer! Beijos nos corações de vocês! Sucesso Dani!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s