Viagem

Férias com Crianças: Museu de História Americana em DC

Acredito muito que o binômio ‘museu e criança’ pode ser um sucesso! Na nossa casa, sempre acostumamos nossa filha a aproveitar o passeio utilizando muitos artifícios lúdicos e hoje ela é uma grande apreciadora de museus. Contabiliza mais visitas que muito adulto por aí! E principalmente, tem gosto em ir e até reconhece algumas obras e seus artistas.

Um dos museus mais legais que conhecemos e que é absolutamente encantador para crianças, é o National Museum of American History, ou seja, Museu Nacional de História Americana em Washington DC.  Como o nome diz, esse museu exibe o passado americano através de várias peças distribuídas em diversas galerias, em três andares. O museu exibe a história do povo norte-americano do ponto de vista cultural, político, social e tecnológico.

Mas por que é tão atrativo aos pequenos? Porque o acervo é variado e agrada a todos! No primeiro andar, encontramos os primeiros carros, inclusive o famoso Ford T,  podemos entrar em um ônibus super antigo, ver as primeiras locomotivas a vapor, as casas americanas e seus materiais, barcos, navios, motos e até uma imensa diligência. Vemos fotos, jornais, peças de roupas e utensílios.

No segundo andar tem muitas outras coisas que nos deixam de queixo caído, como a cartola que o presidente Lincoln usava quando foi assassinado e a bandeira americana de 1813, que inspirou o hino, chamada de Star-Spangled Banner. Para ver a bandeira temos que entrar em uma sala climatizada e apreciá-la através de janelas, afinal a peça precisa ser preservada! Incrível também é a exposição First Ladies Exhibit, que examina a vida e contribuição das mulheres dos presidente e também uma mostra de todos os vestidos usados por elas nas festas das posses de seus maridos.

O terceiro andar conta com a exposição The Price of Freedom sobre os conflitos armados dos EUA, desde as guerras indígenas até o conflito no Iraque, mais contemporâneo. São fascinantes artefatos mostrados que vão ser muito informativos para as crianças que costumam ver seus pais ligados nos telejornais! É possível, por exemplo, ver a espada de George Washington e uma canhoneira da época da Guerra da Independência. Outra mostra é The American Presidency com objetos pessoais de todos os presidentes do país, como o sax de Bill Clinton. Mas além disso, e muito mais importante, apresenta o papel e os deveres de um presidente.

A cultura pop americana também se faz presente e é igualmente valorizada no museu . Martina ficou profundamente encantada ao ver os sapatinhos vermelhos usados por Judy Garland em O Mágico de Oz e com a roupa da Bruxa Má do Oeste! (E falo sério! Ela gosta tanto do filme, que seu cachorro se chama Totó!!) Também chamam a atenção da garotada o sapo Caco, de Os Muppet’s e o ursinho Teddy, este um ícone americano. A cozinha inteira da super conhecida chef americana Julia Child também está lá! Ela foi pioneira em apresentar a culinária francesa aos americanos. A atriz Meryl Streep fez a culinarista no cinema, no filme Juli & Julia.

Por último, vale comentar que o museu tem estrada gratuita, pois faz parte da Fundação Smithsonian, assim como outros tantos museus de Washington DC.

 

Além de todo o acervo permanente, o Museu conta com algumas exposições temporárias como esta que tivemos a sorte de encontrar, sobre a luta dos Direitos Civis norte-americanos. Esta foto abaixo mostra os bancos e balcão de uma lanchonete em que jovens afro-descendentes foram escorraçados e quase linchados…

 

 

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s