Baú do Colaborador

Especial Blogueiros: História e Viagens

Viajar é prioridade

Por Cintia Ferreira  de @historiaeviagens

Um dia, uma querida amiga me despertou para o significado de viajar. Não que eu já não entendesse o seu significado, mas ela me disse que, para ela, viajar era uma prioridade. E me perguntou sem pestanejar, qual era a minha prioridade? Eu fiquei balançada com aquela pergunta tão direta que me fez refletir tanto. Hoje eu sei: viajar é escolha! Sabe aquele tênis ou aquela calça da moda? Não tenho. E aquelas saídas à noite para beber com os amigos? Não saio. Troquei muitas coisas pelos meus álbuns cheios de fotografias pelas cidades mais lindas da Europa, pelos momentos em família feitos longe de casa, por todas as histórias que tenho a maravilhosa oportunidade de compartilhar em minhas aulas. Como se não bastasse, percebi que viajar mais com menos era uma questão de sustentabilidade e assim, transformei minha família, marido e dois filhos adolescentes, em mochileiros.

Procuro planejar cada viagem com muito cuidado, pois meu marido é professor de artes, eu, professora de história e meus dois filhos maravilhosos possuem 10 e 14 anos, portanto devo, impreterivelmente agradar a todos! Assim, planejo cada lugar para que todos tenham seu momento de satisfação, mesmo que de repente tenhamos que passar 5 horas em um museu, então, deve haver um momento de diversão para contrabalancear! Costumo dizer que os filhos são o reflexo dos pais, então se os pais incluírem seus filhos em seus próprios hobbies, os mesmos tornarão os seus.

Comecei minha viagem na vida aos 5 anos de idade! Meus pais me contam que dei muito trabalho no ônibus ao viajar de Butiá no Rio Grande do Sul até Santa Catarina (local que por sinal hoje, tornei minha morada). Mas foram eles os responsáveis por plantar em mim o “vírus” da viagem.  Aos 16 anos fiz minha primeira viagem internacional, num intercâmbio para o Chile, em 1998 (40 horas de ônibus, inesquecível)! Mas foi somente em 2014, que revi minhas prioridades e fiz a minha primeira viagem para a Europa. Até hoje foram 7 países (Vaticano conta né?), mas a data da próxima viagem já está marcada e as passagens compradas, então, este número vai aumentar em breve!

Querido leitor, apaixonado por viagens, que assim como eu, viaja junto nas fotografias dos outros, pergunto-lhe: quais são as suas prioridades? Eu também não sabia que viajar para o exterior com a família toda era possível até transformar as minhas prioridades. Portanto, se este é o seu sonho, conhecer um país distante, uma cultura diferente (pois nenhum valor paga a sensação de estar em um lugar que ninguém fala a sua língua), siga adiante. Planeje! Sonhe! Comece fazendo seu passaporte! Eu tenho certeza que você não vai se arrepender. Junte-se a nós! Vamos viajar juntos! “Um homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros e tevês, precisa viajar, por si, com os olhos e pés, para entender o que é seu” Amyr Klink.

Não perca as aventuras da família História e Viagens no Instagram @historiaeviagens Vai lá!!!

Coliseu em Roma!

 

Curtindo em Capri!

 

Momento aeroporto: aquele em que todos que amam viajar, esperam ansiosamente! Aqui em Confins/MG.

 

Praia Retiro dos Padres, Bombinhas em Santa Catarina.

 

Segóvia, Espanha.

9 comentários

  1. Sou a mãe dos viajantes! É realizador quando vemos o depoimento dos filhos .Ainda mais quando se refere às viagens feitas! Muitas recordações e apesar das distâncias que temos , estamos sempre dando um motivo para nos vermos e desculpas para fazer outra viagem. Já nos encontramos em restaurantes, aeroportos, rodoviárias. Tudo para podermos compartilhar a maravilha de “turistar”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s