Baú do Colaborador

Especial dos Blogueiros: Colômbia por Viajante em Série

Colômbia, um país surpreendente, por Suzy Freitas

Viajantes seriais, como eu, não precisam de desculpas para arrumar as malas. Mas se aparecer um bom motivo, o impulso para uma nova viagem aflora. Desde que meu irmão caçula se mudou com a esposa para Medellín, encampei a ideia de visitá-los e dar uma esticada até outras duas cidades que já estavam na minha lista de desejos: Cartagena e Bogotá, que ficam a uma hora de avião de Medellín. Partimos eu, o maridão, minha filha de 16 anos e um casal de tios para revermos os parentes e conhecermos o mais novo membro da família, que nasceu na Colômbia. De quebra, descobrimos lugares incríveis e ficamos encantados com a cordialidade dos colombianos.

A diferença de altitude do relevo e a proximidade com a linha do equador garantem ao país uma grande diversidade de clima, paisagens e culturas. Durante os 12 dias de nossa viagem, experimentamos temperaturas e altitudes que variaram de 15º C e 2.600m, em Bogotá, 26º C e 1.520m em Medellín e 36º C ao nível do mar em Cartagena.

Linda e banhada pelo mar, Cartagena foi a cereja do bolo da viagem. Andar a pé ou de carruagem pela “cidade amuralhada”, formada por 50 quarteirões dos séculos 16 e 17, cercados por 11 km de muralha, é um maravilhoso regresso ao passado. Fora das muralhas, o Castillo San Felipe (1639-1657) e o Monasterio de La Popa (1607) oferecem mirantes com vistas esplêndidas da cidade. Para completar, de Cartagena podem ser feitos passeios a ilhas e praias do caribe colombiano.

Medellín é a segunda maior cidade do País e chama a atenção pela revitalização após o fim do cartel comandado por Pablo Escobar. Agora, esse drama virou história para contar aos turistas. Ficamos admirados com as modernas soluções de mobilidade, como o metrocable, e com as obras gigantescas do artista plástico Francisco Botero, nascido em Medellín, expostas na Plaza de Las Esculturas. E a uma hora de carro, chega-se ao pequeno povoado de Guatapé, com sua bela represa e a enorme pedra Peñol, encravada – não se sabe como – no alto de uma colina.

Bogotá é uma metrópole com ótimas opções gastronômicas e de compras. Subir o Cerro de Monserrate, a 3.152m de altitude, de funicular ou teleférico, é passeio obrigatório. No centro antigo, passeamos pelas ruas de casinhas coloridas da Candelária e pela Plaza Bolívar, onde ficam os prédios do Capitólio, da Suprema Corte e a Catedral Primada. Na região central, ainda, visitamos o Museu del Oro, considerado um dos melhores da América do Sul, e o Museu Botero.

No último dia da viagem, fizemos um bate-volta à pequena cidade de Zipaquirá (1h30 de carro), onde está a belíssima catedral construída dentro de uma mina de sal, e almoçamos no povoado de Chia, no Andre Carne de Rés, o restaurante mais impressionante e divertido que conheci na vida.

A gentileza dos colombianos, sempre sorridentes e prestativos com os turistas, ajuda a desfazer a ideia de um país marcado pelo passado de violência causada pela guerrilha e pelo narcotráfico. Caminhamos pelas ruas, utilizamos taxi (super barato!) e transporte público, sem qualquer problema. A área turística de Cartagena é bastante segura e policiada. As regiões centrais de Medellín e Bogotá exigem os mesmos cuidados que qualquer outra grande metrópole da América Latina. Por isso mesmo, ficamos estarrecidos com o atentado – de autoria ainda não identificada – que ocorreu recentemente num centro comercial de Bogotá, pois destoa completamente do clima de paz que encontramos. Esperamos que seja um fato isolado.

Hotéis, restaurantes e serviços turísticos têm excelente custo e qualidade. Enfim, voltamos maravilhados com a Colômbia, um país que merece ser visitado, com mucho gusto!

Bogotá

No centro histórico de Bogotá se destaca a Igreja N. S. do Carmo (1927) com torre em estilo gótico e fachada com listas em tons ocre e branco.

 

O Cerro Monserrate, a 3.152m de altitude, oferece uma vista panorâmica de Bogotá.

 

O acesso a Monserrate pode ser feito de bonde ou funicular (foto).

 

A Plaza Bolívar é o centro político da capital colombiana, concentrando os prédios do Congresso Nacional, Prefeitura e Palácio da Justiça.

 

Caminhar pelas ruas de casas coloridas do antigo bairro da Candelária é passeio obrigatório em Bogotá.

 

Museu Del Oro é o maior do gênero no mundo, com acervo de mais de 30 mil peças de ouro.

 

Catedral do Sal, na pequena cidade de Zipaquirá, foi construída dentro de uma mina de sal explorada de 1801 a 1992.

 

Boa comida, decoração exuberante e performances de música, dança e teatro são a os ingredientes do sucesso do Andre Carne de Rés, restaurante localizado no povoado de Chia.

 

Cartagena

Principal destino turístico da Colômbia, Cartagena encanta pelo preservado patrimônio histórico de sua cidade amuralhada, banhada pelo mar caribenho.

 

Playa Blanca fica a uma hora de Cartagena e tem aquele visual paradisíaco do Caribe, com mar azul bebê e areia branquinha.

 

Vendedoras de frutas em trajes típicos, as chamadas palanqueiras, posam para foto no Centro de Cartagena.

 

Sacadas coloridas por flores são típicas das casas com arquitetura espanhola do século 16 e 17.

 

Índia Wayuu tece as famosas bolsas coloridas em rua da cidade amuralhada de Cartagena.

 

La Piedra Peñol, em Guatapé, tem 740 degraus: programa para quem tem preparo físico!!!

 

Medellín

Esculturas gigantescas de Francisco Botero, artista que nasceu em Medellín, estão expostas na Plaza de Las Esculturas.

 

Prédios cobertos de tijolinhos são típicos da arquitetura de Medellín, cidade que é a capital da província de Antioquia e a segunda maior da Colômbia.

 

Metrocable é uma das soluções implantadas para conectar os bairros populares que ficam nos morros ao centro de Medellín.

Mais uma dica? Passa no blog http://www.viajantemserie.blogspot.com.br porque tem muito mais!!! Você vai amar…

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s