Colômbia, um país surpreendente, por Suzy Freitas
Viajantes seriais, como eu, não precisam de desculpas para arrumar as malas. Mas se aparecer um bom motivo, o impulso para uma nova viagem aflora. Desde que meu irmão caçula se mudou com a esposa para Medellín, encampei a ideia de visitá-los e dar uma esticada até outras duas cidades que já estavam na minha lista de desejos: Cartagena e Bogotá, que ficam a uma hora de avião de Medellín. Partimos eu, o maridão, minha filha de 16 anos e um casal de tios para revermos os parentes e conhecermos o mais novo membro da família, que nasceu na Colômbia. De quebra, descobrimos lugares incríveis e ficamos encantados com a cordialidade dos colombianos.
A diferença de altitude do relevo e a proximidade com a linha do equador garantem ao país uma grande diversidade de clima, paisagens e culturas. Durante os 12 dias de nossa viagem, experimentamos temperaturas e altitudes que variaram de 15º C e 2.600m, em Bogotá, 26º C e 1.520m em Medellín e 36º C ao nível do mar em Cartagena.
Linda e banhada pelo mar, Cartagena foi a cereja do bolo da viagem. Andar a pé ou de carruagem pela “cidade amuralhada”, formada por 50 quarteirões dos séculos 16 e 17, cercados por 11 km de muralha, é um maravilhoso regresso ao passado. Fora das muralhas, o Castillo San Felipe (1639-1657) e o Monasterio de La Popa (1607) oferecem mirantes com vistas esplêndidas da cidade. Para completar, de Cartagena podem ser feitos passeios a ilhas e praias do caribe colombiano.
Medellín é a segunda maior cidade do País e chama a atenção pela revitalização após o fim do cartel comandado por Pablo Escobar. Agora, esse drama virou história para contar aos turistas. Ficamos admirados com as modernas soluções de mobilidade, como o metrocable, e com as obras gigantescas do artista plástico Francisco Botero, nascido em Medellín, expostas na Plaza de Las Esculturas. E a uma hora de carro, chega-se ao pequeno povoado de Guatapé, com sua bela represa e a enorme pedra Peñol, encravada – não se sabe como – no alto de uma colina.
Bogotá é uma metrópole com ótimas opções gastronômicas e de compras. Subir o Cerro de Monserrate, a 3.152m de altitude, de funicular ou teleférico, é passeio obrigatório. No centro antigo, passeamos pelas ruas de casinhas coloridas da Candelária e pela Plaza Bolívar, onde ficam os prédios do Capitólio, da Suprema Corte e a Catedral Primada. Na região central, ainda, visitamos o Museu del Oro, considerado um dos melhores da América do Sul, e o Museu Botero.
No último dia da viagem, fizemos um bate-volta à pequena cidade de Zipaquirá (1h30 de carro), onde está a belíssima catedral construída dentro de uma mina de sal, e almoçamos no povoado de Chia, no Andre Carne de Rés, o restaurante mais impressionante e divertido que conheci na vida.
A gentileza dos colombianos, sempre sorridentes e prestativos com os turistas, ajuda a desfazer a ideia de um país marcado pelo passado de violência causada pela guerrilha e pelo narcotráfico. Caminhamos pelas ruas, utilizamos taxi (super barato!) e transporte público, sem qualquer problema. A área turística de Cartagena é bastante segura e policiada. As regiões centrais de Medellín e Bogotá exigem os mesmos cuidados que qualquer outra grande metrópole da América Latina. Por isso mesmo, ficamos estarrecidos com o atentado – de autoria ainda não identificada – que ocorreu recentemente num centro comercial de Bogotá, pois destoa completamente do clima de paz que encontramos. Esperamos que seja um fato isolado.
Hotéis, restaurantes e serviços turísticos têm excelente custo e qualidade. Enfim, voltamos maravilhados com a Colômbia, um país que merece ser visitado, com mucho gusto!
Bogotá








Cartagena






Medellín



Mais uma dica? Passa no blog http://www.viajantemserie.blogspot.com.br porque tem muito mais!!! Você vai amar…
Olá Daniela! Obrigada por publicar texto e fotos sobre essa deliciosa viagem que fizemos para a Colômbia. Em breve, postarei no viajantemserie o nosso roteiro completo, com dicas de passeios, hotéis, restaurantes e compras. Beijos
CurtirCurtir
Colômbia é um país que merece ser mais visitado pelos brasileiros. O povo colombiano é muito acolhedor e o país tem locais muito bonitos. Parabéns por divulgar a riqueza cultural da Colômbia.
CurtirCurtir
Amei! Colômbia + sua forma incrível e bem-humorada de escrever = uhuu! Muito bom!! Parabéns pelo texto! Viva a Colômbia! Parceria 10!
CurtirCurtir
Adoraaaamos as dicas! Sem contar a beleza em cada uma dessas fotos… sonhando com essa trip já ❤
CurtirCurtir