Baú do Colaborador

Alimentação e Imunidade

O inverno está chegando e com ele muitas doenças como gripes e resfriados! Pensando nisso, nossa colaboradora nutricionista, Débora Durante, agiu rápido e preparou um jeito bem simples de nos precavermos e cuidarmos de nossa imunidade!  Vamos lá:

Existem vários fatores que podem deixar a nossa imunidade baixa. A má alimentação é um deles, assim como quadros de estresse prolongado, ansiedade extrema, excesso de atividade física, sem auxílio de profissional, consumo elevado de bebida alcoólica, distúrbios do sono (insônia ou horas de sono insuficientes).

A alimentação é muito importante, pois devemos suprir nossas necessidades de vitaminas, minerais e diversos outros nutrientes encontrados nos alimentos para a manutenção do sistema imunológico.

Alguns alimentos que ajudam nessa manutenção da imunidade são:

Frutas Cítricas como laranja, acerola, kiwi, limão, bergamota, morango, além de brócolis, couve, espinafre e pimentão verde e vermelho que são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. O ideal é consumir essas frutas in natura ou na forma de suco. Brócolis, couve, espinafre e pimentão podem ser feitos no vapor, método onde se preserva grande parte dos nutrientes.

Feijão, cogumelos e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Procure consumir feijão de 2 a 3 vezes por semana. Os cogumelos combinam com diversas preparações, como em molhos para uma massa ou até mesmo em uma salada. Fígado grelhado acebolado é uma ótima opção para consumi-lo.

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. Uma dica é adicionar sementes juntamente com o arroz integral, por exemplo com linhaça, gergelim ou chia. Fica muito nutritivo! As castanhas podem ser consumidas como pequenos lanches, apenas elas e uma fruta ou com iogurte e até em saladas. As leguminosas podem ser servidas em sopas, na forma de creme, processando-as depois de cozidas.

Gengibre, rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, auxilia nas defesas do organismo. Pode ser consumido em pó ou na forma de raiz. Uma dica é colocar uma rodela da raiz de gengibre em uma jarra de água e beber ao longo do dia ou usar essa água para temperar carnes ou em molhos. Também é possível até mesmo mastigar um pequeno pedaço da raiz.

Portanto, uma passada na feira ou no supermercado pode nos afastar do consultório médico!! E nada como uma boa sopinha para quando o frio chegar!

Sopa Creme de Grão de Bico com Legumes
*É opcional adicionar uma carne, devido ao grão de bico já ser uma ótima fonte de proteína de origem vegetal!
300g de grão de bico cozido
2  cebolas e 2 dentes de alho
3  tomates picado
2  folhas Couve
2  cenouras
Salsa e cebolinha à gosto
Manjericão fresco à gosto
Sal à gosto
Faça um caldo de legumes: coloque água em uma panela e adicione uma cebola, um dente de alho, um tomate, uma cenoura, talos de salsa, ervas à gosto. Deixe ferver. Você irá usar esse caldo na finalização da sopa.
Passe o grão de bico cozido em um processador.
Em uma panela grande, faça um refogado com uma cebola e o dente de alho. Deixe dourar. Adicione os 2 tomates picados e uma cenoura também picada ao refogado. Adicione uma concha do caldo de legumes a esse refogado. Depois de ferver bastante, espere esfriar um pouco e passe o mixer. Volte para a panela e aos poucos, adicione o grão de bico processado. Não pare de mexer. Dê a consistência mais líquida ou mais espessa da sopa de acordo com a quantidade de caldo de legumes que você for adicionando. O caldo deve estar sempre bem quente!
Corte as folhas de Couve bem fininha e adicione no final. Ela irá cozinhar dentro da própria sopa.
Adicione sal à gosto, a salsa e cebolinha picadas e as folhas de manjericão fresco.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s