Baú do Colaborador

Alimentação natural para os pets

De volta a era da comida de verdade

Por Clarissa Abicht, médica veterinária especialista em oncologia e nutrição.

A AN (Alimentaçao Natural) é um termo que tem sido muito utilizado entre tutores e redes sociais no meio pet. Antes de surgirem as primeiras rações em forma de grãos, a alimentação de cães e gatos era predominantemente carnívora e com fontes variadas de alimentos. Essa continua sendo a fórmula ideal: Sem conservantes, corantes, palatabilizantes e aditivos químicos.

Dar comida de verdade não significa dar restos de comida para o seu pequeno/a, refere-se a uma dieta caseira elaborada de forma personalizada atendendo plenamente os requerimentos nutricionais, anatômicos e fisiológicos do seu cão ou gato. A Alimentação Natural é alvo de pesquisas e estudos há mais de cinquenta anos (Fromm Family Food, 1949 – EUA). Os australianos são os principais produtores de material de qualidade sobre o assunto. Na Europa há um grande número de adeptos a comida de verdade para seus cães e gatos. No Brasil, as prescrições de AN, que só pode ser realizada por médicos veterinários ou zootecnistas, tornaram-se mais frequentes há um pouco menos de 10 anos.

Mas por que mudaria a alimentação do meu pet? Voltando no tempo, os felinos são originários do deserto e fisiologicamente, quando alimentados de forma correta, quase não bebem agua. Sua alimentação de origem oferece 70 % de ingestão hídrica para o animal. Dessa forma, relaciona-se com a ingestão de rações secas a alta casuística de cálculos urinários e problema renal. Há poucas décadas também passamos a nos preocupar com obesidade e diabetes em nossos animais. A obesidade e os problemas relacionados a ela surgiram praticamente junto com as rações, assim como os problemas crônicos de pele. Sabemos que o câncer é basicamente causado por fatores ambientais e a alimentação inadequada faz parte desses fatores. Além da medicina humana, na medicina veterinária o aumento da casuística de doenças crônicas também converge a um maior consumo de alimentos refinados e calóricos.

A Alimentação Natural balanceada aliada ao exercício físico promete longevidade, qualidade de vida, diminuição de doenças crônicas, além de maior disposição e saúde geral do pet. Através de um profissional nutrólogo ou adepto ao assunto, é possível calcular as necessidades nutricionais de acordo com a raça, estilo de vida e problemas de saúde, trabalhando com variação de cardápio para que fique atrativo e muito palatável, e o melhor: sabendo exatamente o que está sendo ofertado. A nutrição tem papel fundamental na boa imunidade do seu pet e deve ser tratada de forma responsável e séria.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s