Sintra é uma das cidades que mais amo! Acho linda, charmosa e muito agradável! Mas isso pra mim nem é o mais importante, Sintra tem uma atmosfera do passado, guarda tesouros arquitetônicos de vários estilos, tem uma história que nos é familiar e tem paisagens naturais magníficas emoldurando o relevo tão peculiar. Juntando tudo isso, a cidade me fascina. Até já tive oportunidade de escolher passar aniversário em Sintra.
Sintra é linda!
No Paço em frente ao Palácio Nacional de Sintra.
Quando estivemos no Palácio Nacional de Sintra, localizado bem no centro da cidade, fiquei muito encantada com o mobiliário, os grandes salões, a azulejaria, a influência árabe, muito explícita e, principalmente, com minha imaginação, ao pensar na Família Real Portuguesa passando verões ali. O prédio tem arquitetura gótica, manuelina, renascentista e romântica. O Palácio foi usado praticamente até os fins da Monarquia em 1910.
Este é o Palácio Nacional de Sintra.
É necessário comprar ingressos para entrar! Ele é reconhecido pelo par de altas chaminés cônicas.
Um pequeno mapa na entrada.
Logo de cara, a grande Sala dos Cisnes. Aqui foi um imenso salão de baile.
Reparem nos azulejos das paredes, são de estilo mudejar, uma mistura de elementos hispânicos e muçulmanos.
Pinturas de cisnes no teto, que dá nome ao Salão.
Sala das Pegas. Diz a lenda que D. João I escolheu as pegas por estas aves simbolizarem mulheres fofoqueiras numa alusão as damas da corte portuguesa.
As 136 pegas seguram no bico a tarja com a divisa de D. João I “por bem” e uma rosa na pata em homenagem a Dona Filipa .
Este quarto foi do Rei D. Sebastião no final do século XVI. Os azulejos são em alto relevo.
Detalhes dos azulejos tão típicos.
A incrível Sala dos Brasões, que ostenta a representação das Armas de 72 famílias nobres portuguesas e dos oito filhos de Dom Manuel I.
A Sala dos Brasões com seu mobiliário Manuelino.
Azulejos mostram cenas bucólicas e de caça! Ah! E uma linda menina posando!
A Capela Palatina de planta retangular e nave única.
A cozinha com diversas fornalhas e dois fornos.
Sala Manuelina: última construção feita na época de D. Manuel I no início do século XVI.
Excepcionais os ambientes internos do Palácio e a vista é de tirar o fôlego. Quando estive em Sintra, o Palácio estava fechado e não pude visitá-lo, mas foi muito ver a edificação aqui no Bau de Família!
Excepcionais os ambientes internos do Palácio e a vista é de tirar o fôlego. Quando estive em Sintra, o Palácio estava fechado e não pude visitá-lo, mas foi muito ver a edificação aqui no Bau de Família!
CurtirCurtir