Baú do Colaborador

A música na minha vida

Por Daniele Haak, advogada e musicista.

Quando eu tinha 4 anos de idade meus pais me matricularam numa escola de música onde comecei estudando flauta doce. Desde então, todos os eventos da minha vida pessoal e profissional, inclusive minha carreira como advogada, receberam e recebem a influência da minha formação musical. Depois da flauta doce, quis estudar piano, que logo desisti. Resolvi que queria estudar violino, mas logo desisti também. Então comecei a estudar teclado e depois de aproximadamente três anos, comecei a achar o teclado limitado. Aos 13 anos disse aos meus pais que queria estudar piano novamente e dessa vez não desisti! Eu já tinha uma boa base de linguagem musical e sempre fui disciplinada, embora hoje saiba que deveria ter sido ainda mais!

Com meus estudos evoluindo, meu pai, que toca bandoneon, começou a despertar novamente para seu instrumento e foi então que ele começou o Grupo Musical Festmusik, voltado à preservação da música folclórica alemã. O Grupo foi o meu ponto de partida para criar desenvoltura e experiência no palco e também para falar em público, fato fundamental na minha carreira como advogada.  Na mesma época, lá pelos meus 14 anos, eu comecei a dar aula de música, especialmente de teclado e de musicalização infantil, enquanto continuava meus estudos no piano. Também nesta época, conheci a Sociedade Cultural Alemã de Joinville, que organizava a programação cultural alemã da Festa das Flores na época e onde meu pai queria se apresentar com nosso grupo. Pois bem, mais um caminho para o qual a música me levou: atualmente sou Diretora de Eventos da entidade.  Na Sociedade Cultural já produzi dezenas de eventos e projetos e realizo a curadoria do projeto Domingos Musicais – o mais longevo projeto musical de Joinville, que acontece há 17 anos e um dos poucos projetos que oportuniza aos demais músicos da cidade um espaço de qualidade para se apresentar com um seleto público.

Obviamente tudo isso foi só um ponto de partida, pois além do Festmusik, eu passei a desenvolver projetos em outros estilos musicais. Aliás, os projetos culturais também pautam o meu dia a dia. Atualmente estou trabalhando em três simultâneos: o projeto Música Instrumental nas Escolas, no qual levamos música erudita às escolas públicas de todo o estado de Santa Catarina; o projeto Exportando Cultura Joinvilense, com o qual iremos apresentar músicas brasileiras na cidade irmã de Joinville na Eslováquia em agosto de 2017 e o projeto “Musicando nos CEIs” no qual levamos música às creches do município, visando introduzir as crianças no mundo da música.

O mais incrível é que, quando olho para minha vida, percebo que todos os meus grandes amigos, as pessoas por mim queridas, surgiram por meio da música: alguns por me contratarem para apresentações; pais de alunos que viraram amigos, como é o caso da Dani Goes, e também os próprios músicos parceiros em projetos. A verdade é que há uma áura diferenciada em quem aprecia a boa música. Quem se preenche com música e com arte como um todo, tende a ter uma conversa envolvente, diferente e rica em muitos aspectos.  Por isso tudo, pelo que a música me oferece, sou muito grata pelas pessoas que ela trouxe ao meu convívio. Inclusive, se hoje estou num escritório de advocacia conceituado, creio que em partes devo isso à música pois, por meio dela, construí uma imagem de credibilidade, obstinação e seriedade, elementos essenciais a qualquer profissão.

Com isso, deixo um pouco do que a música me trouxe e por conta disso eu recomendo, insistentemente, que todas as crianças tenham o mínimo de acesso à música. Mesmo que elas não se transformem em instrumentistas, nós precisamos de bons ouvintes também.

Daniele Haak.

 

 

Apresentação de Dani Haak no Teatro Juarez Machado, Joinville.

 

Aula na Igreja da Paz em Joinville no órgão de 600 tubos, aproximadamente.

 

Na flauta, Martina! No sax, Gabi! E no vocal, João!! A primeira banda de rock a gente nunca esquece!!

 

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s