Viagem

Palau de la musica catalana

Barcelona é sensacional! Linda e vibrante, a capital da Catalunha guarda tesouros arquitetônicos de deixar qualquer um de queixo caído! Um deles, sem dúvidas, fica no coração do Bairro Gótico, ou Cidade Velha, como queiram. Estou falando do Palau de la Música Catalana. Um autêntico representante do modernismo catalão. O Palácio da Música guarda o título de ser o único salão de concertos da Europa iluminado por luz natural.

O maravilhoso prédio foi concebido por Lluís Domènech i Montaner e concluído em 1908 com uma imensa amostra de peças modernas com  inspiração na natureza (colunas que lembram árvores, por exemplo), com mosaicos e  vitrais multicoloridos. E é aqui que nossa boca abre de vez: o enorme lustre invertido com anjos cantores feitos de vidro. Divino.

Diante de tal obra, não poderíamos ter feito outra coisa, que não pagar por uma visita guiada! Seria uma perda de tempo não entender todo aquele lugar tão icônico de Barcelona. Aguardamos no belíssimo café até nossa turma partir para a aula. Subimos e descemos escadarias fenomenais e ouvimos atentos a todas as informações, inclusive Martina, iniciada na música desde os três anos. Depois, assistimos um vídeo nos subterrâneos, onde o coral se encontra para ensaiar, com os mais renomados artistas musicais de nossa época que ja se apresentaram lá! Para nossa alegria, o Brasil foi  representado por Gil!! E no aguardado grand finale, fomos para o teatro ouvir o órgão de tubos, a boa acústica e sentir o clima!

Incrível saber que o Palau tem concertos quase todas as noites e é o ponto principal para o jazz na cidade e festivais de guitarra. No verão acontecem shows na praça exterior. Outra coisa que me chamou muito atenção, foi o programa de Concertos para Famílias a partir de 0 anos, com coisas como El despertar musical dels nadons ou Per a embarrasses i adults acompanyants (O despertar musical dos bebês e Para as grávidas e acompanhantes – tudo escrito em catalão). Ou seja, o povo nem nasce e já pode frequentar o teatro para ouvir música. Adoro! Acho chic e evoluído!

Importante falar que o Palau foi totalmente restaurado pelo arquiteto Oscar Tusquets, que conservou a beleza do lugar sem interferir na originalidade. A ampliação com restaurante, biblioteca, camarins, arquivo e sala de reuniões aconteceu em duas partes. A primeira entre 1982 e 1989 e a segunda, finalizada no ano 2000.

 

Fachada da frente. Prédio modernista maravilhoso! Patrimônio da Humanidade.

 

Detalhes.

 

Figura de São Jorge esculpida em pedra e outras figuras em homenagem ao folclore catalão. La cançó popular catalana, do artista Miguel Blay.

 

A entrada de trás mostra a intervenção da reforma, porém sem interferir no passado.

 

Tela de vidro de Óscar Tusquets.

 

Lluís Millet, compositor e diretor de coros catalão.

 

Tijolos vermelhos.

 

Café restaurante Mirador!

 

Lindo como tudo!

 

As escadarias trabalhadas em pedra, que são um espetáculo a parte.

 

Primeira parte da aula na visita guiada.

 

Vitrais modernistas.

 

Uma varanda com 14 colunas em grupos de dois, cobertas de mosaicos.

 

Detalhes do guarda corpo.

 

Maior emoção: a sala de concertos! Sem dúvidas, o ponto alto da visita!

 

O fundo do palco adornado por 18 esculturas representando as musas. Cada uma delas leva um instrumento musical. Uma delas representa a voz!

 

A gigante clarabóia toda trabalhada em vidro! Maravilhosa!

 

Detalhes! Órgão de tubos no fundo.

 

Colunas que lembram a natureza, são palmeiras! Típico da arquitetura modernista.

 

Atentos ao espetáculo.

 

Pose para a posteridade!

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s