Barcelona é sensacional! Linda e vibrante, a capital da Catalunha guarda tesouros arquitetônicos de deixar qualquer um de queixo caído! Um deles, sem dúvidas, fica no coração do Bairro Gótico, ou Cidade Velha, como queiram. Estou falando do Palau de la Música Catalana. Um autêntico representante do modernismo catalão. O Palácio da Música guarda o título de ser o único salão de concertos da Europa iluminado por luz natural.
O maravilhoso prédio foi concebido por Lluís Domènech i Montaner e concluído em 1908 com uma imensa amostra de peças modernas com inspiração na natureza (colunas que lembram árvores, por exemplo), com mosaicos e vitrais multicoloridos. E é aqui que nossa boca abre de vez: o enorme lustre invertido com anjos cantores feitos de vidro. Divino.
Diante de tal obra, não poderíamos ter feito outra coisa, que não pagar por uma visita guiada! Seria uma perda de tempo não entender todo aquele lugar tão icônico de Barcelona. Aguardamos no belíssimo café até nossa turma partir para a aula. Subimos e descemos escadarias fenomenais e ouvimos atentos a todas as informações, inclusive Martina, iniciada na música desde os três anos. Depois, assistimos um vídeo nos subterrâneos, onde o coral se encontra para ensaiar, com os mais renomados artistas musicais de nossa época que ja se apresentaram lá! Para nossa alegria, o Brasil foi representado por Gil!! E no aguardado grand finale, fomos para o teatro ouvir o órgão de tubos, a boa acústica e sentir o clima!
Incrível saber que o Palau tem concertos quase todas as noites e é o ponto principal para o jazz na cidade e festivais de guitarra. No verão acontecem shows na praça exterior. Outra coisa que me chamou muito atenção, foi o programa de Concertos para Famílias a partir de 0 anos, com coisas como El despertar musical dels nadons ou Per a embarrasses i adults acompanyants (O despertar musical dos bebês e Para as grávidas e acompanhantes – tudo escrito em catalão). Ou seja, o povo nem nasce e já pode frequentar o teatro para ouvir música. Adoro! Acho chic e evoluído!
Importante falar que o Palau foi totalmente restaurado pelo arquiteto Oscar Tusquets, que conservou a beleza do lugar sem interferir na originalidade. A ampliação com restaurante, biblioteca, camarins, arquivo e sala de reuniões aconteceu em duas partes. A primeira entre 1982 e 1989 e a segunda, finalizada no ano 2000.





















Que lugar lindo Dani, quanta preciosidade sai deste Bau!!! to encantada. grande beijo.
CurtirCurtir
Muuuuuuito obrigada!!!! Fico super feliz que você esteja curtindo!!!
CurtirCurtir
Show !!! Lugar lindo !
CurtirCurtir
História pura , que lugar bonito!
Já marquei o lugar para conhecer, mto legal!
Bjs
CurtirCurtir
Vocês irão amar!!! O lugar é belíssimo!! Beijos!!!
CurtirCurtir