Memórias

Cartas – Descrevendo Lyon

Em 2004, meu marido precisou trabalhar em Lyon, na França, por alguns meses e lá fomos nós… Aqui estão algumas cartas que escrevi para minha família contando nosso dia-a-dia e nossas impressões sobre o incrível momento que estávamos vivendo.

Oi Gente!

Acabei de voltar do meu passeio. Hoje o dia foi bem legal. Saí do hotel direto ao centro de informações ao turista, que é perto daqui em uma praça super linda. Tem uma estátua do Luiz XIV, a praça chama Bellecour.  Bem, quando cheguei lá dei de cara (ouvidos atentos) com um casal de brasileiros, que são de??? Porto Alegre! Fiquei super feliz. São dois senhores que estão (pelo que entendi) acostumados a viajar pela Europa. Ele não sei o que faz e ela é aposentada da PUC, formada em??? Jornalismo. Bem simpáticos, aquela coisa de gaúcho, né? Ô bairrismo…. Ah só para constar, ela tinha um bigode maior que o do Olívio Dutra. Parecia portuguesa.

Eles estão viajando de carro e vão embora de Lyon amanhã. Eles estavam querendo ir a Basílica Notre Dame de Fourvière, que fica na parte alta e velha da cidade, depois vou explicar tudo. E eu não quis ir, na verdade nem me convidaram, pois vou com o Renato no fim de semana. Eles pegaram o metrô e depois iriam de funicular. Mãe, eles moram na Glória, em Porto Alegre. Conversamos um pouco e nos despedimos, amanhã eles partem para Avignon.

Depois deste insólito encontro fui almoçar, onde? Mac de novo. Tio Gordo: é que por enquanto me sinto mais segura nas lanchonetes. Ontem eu ratiei e acabei ganhando uma coca light grande, ok. Hoje cuidei para pedir petit, e me fudi porque me deram uma coca normal. Ha Ha Ha Ha Amanhã vou caprichar…. De noite temos ido aos bouchons (os bistrôs são chamados assim). Gordo: aqui do lado do Hotel tem uma infinidade de buchons um ao lado do outro, com aquelas mesinhas típicas na rua e aquecedores, porque aqui tá frio. Ah, nos MacDonalds só dá eu e os nigerianos, porque a francesada não entra em lanchonete americana, então é muito engraçado. Hoje achei a Brasserie de Paul Bocuse (o maior e mais famoso chef da França), quero ver se vamos, depois eu conto.

Dei um rolê grande pela rua dos pedestres e depois fui ao Museu da Imprensa, muito legal, um prédio maravilhoso e uma exposição linda, com toda a història da Imprensa e a contribuição de Lyon (século XV). Paguei caro.

Fui caminhar mais longe um pouquinho e achei a prefeitura de Lyon (Hotel de Ville, é assim que chama prefeitura, século XVII) e o Museu de Belas Artes que ficam numa praça maravilhosa (Place des Terreaux) onde tem uma fonte do século XIX feita pelo mesmo escultor da Estátua da Liberdade. Podem imaginar que coisa linda? Sentei na fonte e fiquei…..

Bem, até chegar nesta praça, mãe, passei por mil cafés, lojas (Puma, Ermenegildo Zegna, Les Garçons, Diesel, etc) parecia que estava na Alvear. Cada prédio, cada igreja, que vou contar…. Mãe, vai ser moda no próximo inverno saias e pelerines, porque tem aos montes aqui, uns troços diferentes tipo aquele meu verde que compramos na Chocolate de Buenos Aires, tem um monte. Vi um vestido desses de por em cima de calças que te serve….

Achei correio e postais lindos, mais tarde vou mandar.

Tenho feito orçamento das máquinas e hoje achei uma ainda mais barata que a Sony que vi na Fnac ontem. Nós combinamos que sábado vamos comprar, vai ser a primeira coisa que vamos fazer. Ah achei uma loja só Sony, mas não é mais barata. Achei também aquelas impressoras para fotos bem mais baratas que aí no Brasil, mas o Renato ainda não sabe se vale a pena comprar, pois o cartucho de tintas aí deve ser caro. Ah achei uma megastore da Virgin (que é uma super loja de cd e dvd de Londres).

Agora quero explicar pra vocês um pouco sobre Lyon: a cidade é dividida em três partes, a velha Lyon (Vieux Lyon) que fica a esquerda do rio Saône, numa colina. Lá fica a Basílica de Notre Dame (que tem uma iluminacâo linda e vemos todas as noites daqui da parte baixa), dois anfiteatros romanos, uma torre metálica tipo a Torre Eiffel, o museu Gallo-Romano e outras coisas. Para ir lá devemos atravessar o rio a pé e depois pegar um funicular. Deve ter uma vista linda, depois eu conto….

O centro de Lyon, entre os rios, e onde estamos morando, chama Presqui’île, é o coração de Lyon. Aqui tem muitas praças e museus, estou adorando estar aqui, pois tem muito o que fazer. Realmente a maioria dos museus está aqui. Sem falar na infinidade dos restaurantes, bistrôs, lojas, a Ópera de Lyon. Só não posso matar todos os museus de uma só vez, estou pensando em fazer um por dia.

E do outro lado, depois do rio Rhône, (Presqui’île fica entre eles) fica a Part Dieu, que é a parte moderna da cidade, a estação do TGV,  prédios comerciais e a Galeria Lafayette (tô achando que é o único shopping daqui, não sei, também vamos lá no fim de semana).

Aqui tem bonde e metrô, mas ainda não me animei, na verdade tenho caminhado bastante e tem tempo, depois de explorar tudo por aqui vou mais longe….

Ah mãe também achei aquela loja Habitat (acho que é de Londres também) que fez uma coleção de peças de design assinadas por vinte pessoas vips do mundo inteiro para comemorar seus vinte anos e quem tem uma peça exposta aqui, é o Gil (fez, desenhou, um banquinho para tocar violão), no mínimo é interessante, não é?

Ual, pra variar tão querendo usar a internet…. eu chego primeiro e logo começam a me tontear…..

Olha o número que vocês podem ligar direto no apartamento:  00 21 33 47 240 41 47. Acho que é isso, vou confirmar com o Renato qualquer coisa eu corrijo depois, ok?

Milhões de beijos!

Amanhã eu escrevo mais.

Dani

Rio Saône e ao fundo o Palais de Justice em Vieux Lyon.
Fonte linda feita por Bartholdi, o mesmo escultor da Estátua da Liberdade de NY. Place des Terreaux.
Place Bellecour.
Prédio da Ópera de Lyon.
As ruas de Vieux Lyon.

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s