Baú do Colaborador

Os benefícios de conviver com os pets

 

Por Clarissa Soares Abicht, Médica Veterinária, especialista em Oncologia Veterinária e Consultora Nutriciona

Ganhar muito amor independente de qualquer condição, sair de casa durante 30 minutos ou 8 horas e ser recepcionado com a mesma alegria sempre, varrer os pelos, cuidar da alimentação, se preocupar com a água sempre fresca, sair para passear em dias chuvosos ou domingos e feriados onde o que mais queremos é ficar atirados sem fazer nada. Acredite, tudo isso faz muito bem para o seu corpo e sua mente!

Inúmeras pesquisas são desenvolvidas mostrando que a relação homem-animal traz benefícios e uma visível melhora na qualidade de vida de todos aqueles que decidem por dividir a sua rotina com um amigo de quatro patas. É comprovado que crianças e adolescentes autistas que convivem com um cão, gato, coelho, pássaros, roedores e aves, apresentam melhora na interação social. Ter um animal em casa pode fazer com que se sintam mais à vontade para conversar e contar sobre o seu bichinho de estimação, por exemplo. Bebês que convivem com animais são mais saudáveis. Na Finlândia, pesquisadores acompanharam crianças, desde o seu nascimento, durante um ano e concluíram que bebês que tem contato diário com animais de estimação, principalmente cães e gatos, tem menor risco de infecção respiratória e também menor necessidade de tratamentos com antibióticos. Mulheres em período gestacional também se beneficiam da companhia de um animal de estimação. Um estudo em Liverpool revelou que um simples passeio com o cão, uma vez por semana, gera efeitos positivos para a saúde da grávida. Na Carolina do Norte foi estudado o comportamento das pessoas que levavam o seu animal de estimação para o trabalho e verificou-se que o nível de estresse do funcionário é menor e o rendimento, nas atividades a serem realizadas, melhor. Na Grã-Bretanha, um trabalho comprovou que pessoas tímidas se tornam mais sociáveis quando convivem com um cão. Em São Paulo um questionário sobre estilo de vida e bem-estar comprova que pessoas que possuem animais de estimação são mais felizes e saudáveis, tem maior auto estima, são menos solitárias e mais extrovertidas, além de apresentarem melhor condição física. Pesquisas também comprovam que a convivência diária com um cão ou gato proporciona a diminuição da pressão sanguínea, dos níveis de colesterol e do estresse, além de reduzir o risco de problemas cardiovasculares. Em inúmeros lares, a prova de que o amor de um animal de estimação pode curar transcende todo nosso entendimento.

Poder conviver com esse amor imensurável que um animal de estimação dedica ao seu dono é inexplicável. Mas alerto que é de extrema importância que ao escolher um animal de estimação, seja compreendido que a vida desse animalzinho será sua responsabilidade por muitos anos.

 

3 comentários

  1. Obrigada meninas! Foi uma satisfação escrever esse texto. Feliz em saber que gostaram! Fiquem de olho: logo estará “saindo do forno ” mais um texto sobre esse mundo que amo❣️

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s