Viagem

Washington DC

Washington DC

Um belo dia descobrimos que existe vida (e muita) além da Santíssima Trindade americana Orlando, Miami e Nova Iorque! Resolvemos encarar outros destinos e não nos arrependemos! Quem sabe Washington, a capital? – Washington? questionou um incrédulo marido. Vamos! Pode ser uma boa ideia! E foi!! E fomos por dois anos consecutivos de tanto que gostamos!

Fomos nos aventurar pela cidade, que hoje considero uma das mais bonitas que conheço. Nas duas ocasiões, viajamos em pleno mês de dezembro com muito frio, ao ponto de nevar de vez em quando,  mas com  maravilhosa atmosfera natalina de cartão postal.

Washington tem muito o que fazer. Mas muito mesmo! Vou precisar alguns posts para dar conta…

Em nossa primeira vez, descemos no aeroporto de Dulles, também o mais charmoso que conheço.  Ao pisarmos em DC (Distrito de Colúmbia), como os íntimos chamam, logo me veio a cabeça as inúmeras vezes que tinha visto aquelas paisagens em filmes ou telejornais. Quem não lembra do Capitólio sendo explodido por alienígenas em Independence Day? Ou as entradas ao vivo daqueles repórteres em dia de eleição norte-americana? Parecia tudo muito familiar, mas incrivelmente surpreendente. Um sonho de cidade!
DC é linda, tem uma arquitetura que nos lembrou muito Paris e não é pra menos,  o primeiro projetista de Washington foi um  artista e soldado francês, Pierre L’Enfant. Imensos prédios e monumentos que encantam a paisagem e nossos olhos.

Arquitetura francesa. E linda!
DC vale muito a pena!

Fizemos, como sempre, uma boa pesquisa antes de viajarmos e nosso roteiro tentaria contemplar os principais pontos turísticos da cidade, assim como o máximo de museus que desse em apenas quatro dias! Ficamos super bem hospedados em um hotel ótimo em termos de conforto e localização (conversa para outro post). Bem pertinho da Casa Branca e do National Mall!

Casa Branca quando o morador ainda era o Obama!

Mall. Não poderia deixar de falar do grandioso e icônico parque que vai do Capitólio americano ao Lincoln Memorial, mais especificamente 3Km com 1,8 Km de largura. Não esquecendo do espelho d’água, aquele mesmo que Forrest Gump atravessou quando avistou a Jane. O Reflecting Pool é cenário de eventos marcantes nos Estados Unidos.

I have a dream. M.L.K.

Somente no lado oeste, no West Mall, podemos encontrar inúmeros monumentos, muitos memoriais (e Washington tem memorial para tudo) e praças.

Passeando pelo Mall!
O Espelho palco de muitas manifestações. Ao fundo, o Monumento a Washington.
Monumento a Lincoln. Escadarias famosas pelo discurso de Martin Luther King Jr.
Lincoln Memorial.

Recomendo usar um bom e confortável calçado,  porque se anda muito entre um e outro e o West Mall tem um formato irregular, portanto prepare-se. Ali não existem restaurantes, mas pode contar com food-trucks de hambúrguer, cachorro quente, etc. Além dos moradores e turistas, muitos esquilinhos animados atrás de comida!

Correndo atrás de esquilos!

Seguindo o roteiro, encontramos o Memorial Do Vietnã: um grande e reluzente muro preto com o nome de 58.226 soldados mortos ou declarados desaparecidos em combate. Um detalhe bem interessante: o memorial foi desenhado por uma estudante de 21 anos, cujo projeto foi escolhido em um concurso nacional.

Escultura em homenagem aos soldados do Vietnã.
O muro feito de granito preto fica abaixo da terra.

Encontramos o Memorial de Franklin Delano Roosevelt, o 32 presidente dos EUA.

Ele foi presidente por doze anos.

O Memorial de Martin Luther King Jr.  Sereno e poderoso apresenta um muro de pedra com trechos de seus discursos.

Essa é chamada a Pedra da Esperança.
A verdadeira paz não é meramente a ausência de tensão, é a presença da justiça. M.L.K.

Memorial da Guerra da Coréia. Para mim, o mais impressionante de todos! É impactante!

Homenagem aos soldados em tempos de Natal.
A liberdade não é de graça.

Memorial da II Grande Guerra Mundial: colunas com os nomes de todos os Estados americanos e os dois oceanos.

E para ficar por perto, o Memorial Thomas Jefferson. Também foi presidente do país, o terceiro, mas também foi escritor, diplomata, cientista, advogado e botânico. Sem dúvidas, um dos mais belos memoriais de Washington. Curiosidade: toda a coleção de livros de Jefferson encontra-se dentro da Biblioteca do Congresso.

Dentro está a estátua de bronze de 5,5 m de altura.

Passeio imperdível de puro conhecimento, história e cultura! E sem pagar absolutamente nada!! Só a sola do sapato…

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s